31/08/2022 às 15:15

Que tipo de foto você quer?

31
4min de leitura

Pergunta difícil, não? Vamos ajudar a esclarecer...

Toda fotografia traz em si mesma uma mensagem, quer seja intencional ou não, quando olhamos para uma foto ela sempre nos diz algo.

Cabe ao fotógrafo usar todos os recursos disponíveis para que a mensagem que será transmitida seja clara e atenda a necessidade do cliente.

Nos retratos de estúdio temos um certo número de elementos que juntos vão compor essa mensagem.

• A ambientação – Fundo, piso, elementos de cena.

• A técnica fotográfica – Equipamentos, configurações de câmera e iluminação.

• O fotografado – Expressão corporal e look

• A pós produção – Tratamentos em editores de imagem

Veja as fotos a seguir:

Todas as fotos foram feitas no mesmo dia e no mesmo ambiente. Percebe como a mesma pessoa pode ser fotografada de diversas maneiras de forma a transmitir mensagens diferentes?

Por isso, o briefing (entrevista feita antes do planejamento do ensaio, para conhecer o cliente e suas expectativas) é tão importante! São suas respostas que vão tornar claro o propósito das fotos, a mensagem a ser transmitida, e a partir daí, como elas serão feitas.

A sua participação nesse processo começa com uma resposta atenta às perguntas do briefing e às suas próprias respostas! Isso vai permitir uma sintonia entre o que você quer e o que vamos planejar para o ensaio.

Então, agora quero falar de duas perguntas muito importantes do nosso briefing:

1.ª Você quer fotos:

Só para o momento atual - Redes sociais, perfil profissional, anúncios… Fotos que você vai usar para um propósito específico e depois de um tempo não precisará mais delas.

Ou para guardar como recordação de um momento – Marcar uma fase da vida, gravidez, formatura, fotos com familiares… Fotos que você vai querer ver daqui a 10, 20 ou mais anos, que ficarão para seus filhos e netos.

2.ª Você quer fotos que:

Representem sua personalidade – Como você é, seu temperamento, como se veste, do que gosta... Fotos nas quais você se reconheça ao olhar para elas. Essas fotos podem ser usadas em seu perfil profissional, mas o foco é você.

Representem seu perfil profissional – O que você faz, como é o seu trabalho, utensílios/ferramentas, materiais. Fotos que transmitam autoridade no que você faz. Podem ser formais ou informais, dependendo a atividade.

Representem uma ideia ou personagem, mas que não necessariamente tenha a ver com você – São fotos que têm um visual desconectado com o fotografado. Pense em uma modelo ou atriz. Ela faz fotos que não exatamente retratem a pessoa que está na frente da câmera, mas um retrato construído de um personagem. Isso é muito legal! Nós, fotógrafos adoramos fazer fotos assim, mas veja se é isso mesmo que você quer. Nenhum problema em fazer uma foto vestida de Arlequina, por exemplo, desde que esteja ciente que não é um retrato seu. Sim, é possível fazer fotos assim para falar de você, ainda que de um modo implícito. Exemplo: fazer uma foto interpretando um gladiador para comemorar a formatura e mostrar que enfrentou muitas batalhas para chegar onde chegou. Tem uma mensagem que você vai entender, mas não é um retrato seu. Muitos famosos fazem fotos desse tipo e às vezes com produções caríssimas. Ficam lindas, mas falam pouco sobre a pessoa.

Sigam um estilo que todos estão fazendo – É muito comum as pessoas quererem fazer as fotos do momento. Não há problema nisso também, mas essas fotos não são boas para guardar como recordação, se essa for a sua intenção. Acredite em mim, não vai ser fácil para seus netos, daqui a alguns anos, compreenderem uma foto sua com roupas que não se usam hoje, que você não usaria para ir numa festa, sair na rua ou mesmo ficar em casa. Inevitavelmente fotos antigas são instigantes e curiosas por mostrar um jeito diferente de se vestir, cortes de cabelo, etc, mas que elas sejam testemunhas de uma época. As fotos da moda, são boas para hoje, e só.

Segue abaixo um quadro que resume tudo que dissemos até aqui:

Quero ainda ressaltar que tudo que foi dito até aqui, representa em linhas gerais, a maioria dos casos. É claro que há circunstâncias muito específicas e eu como fotógrafo me proponho a estudar caso a caso para ajudar o cliente a fazer a escolha que melhor atende suas expectativas. Se ao responder ao questionário, ainda surgir alguma dúvida, não deixe de entrar em contato comigo. A gente conversa e eu te ajudo a escolher o tipo de foto que vai atender às suas expectativas, ok?

Espero ter ajudado e torço para que fique muito feliz com suas fotos!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Ensaio Estúdio Fotos

Quem viu também curtiu

31 de Ago de 2022

Por que você quer fotos?

31 de Ago de 2022

Com dificuldade para escolher as roupas para o ensaio fotografico?

31 de Ago de 2022

Fotos que são mais que um clique

Vamos conversar?
Logo do Whatsapp